Para uma equipa funcionar da melhor forma é necessário a presença de um bom líder, no entanto a função de liderar é bastante complexa.
Os aspetos a ter em conta na prática de uma boa liderança são variados. É fundamental que o tipo de liderança seja adequado aos colaboradores e às equipas. Assim,este curso permite, o aprimoramento das competências de liderança, através de uma comunicação clara, um papel ativo na resolução de problemas e na tomada de decisões, bem como identificação do estilo que melhor se adequa à equipa liderada.
Destinatários
Profissionais com responsabilidades de gestão e de liderança de equipas que necessitem de melhorar o desempenho na gestão das suas equipas.
Itinerário Programático
Desenvolver um estilo eficaz de liderança
Conhecer as caraterísticas dos diversos estilos e identificar pistas de melhoria do estilo pessoal
Saber utilizar o estilo adequado a cada momento, em função do contexto, das situações e das pessoas
Praticar uma liderança facilitadora do desenvolvimento e motivação dos colaboradores
Organizar a equipa, garantir os processos de trabalhos e os resultados
Clarificar as missões e os objetivos, definir responsabilidades
Fixar objetivos motivantes e realistas
Definir as regras: criar referências comuns
Informar sobre os resultados
Reforçar a coesão da equipa
Criar e manter condições para a participação e a iniciativa
Comunicar, informar e motivar
Comunicar de forma clara e “transparente”, para estimular a confiança
Escutar e suscitar a participação
A síntese e a estrutura
As perguntas
A reformulação
A expressão das consequências
Facilitar a iniciativa e a expressão de ideias, fornecer feedback
Assumir a responsabilidade pelo desenvolvimento profissional da sua equipa
Assumir o papel do coach: acompanhar o desenvolvimento de cada colaborador
Como elaborar um plano de progresso e assegurar a dinâmica de desenvolvimento
Acolher e integrar; formar; elogiar; corrigir; ajudar na resolução de problemas e no alcance dos objetivos
Metodologia
Presencial (21 Horas)
Pedagogia ativa fazendo recurso a: exercícios de autodiagnóstico, trabalhos em subgrupos, estudos de caso e simulações, visando desenvolver métodos úteis, conselhos práticos e instrumentos para reforçar a eficácia na coordenação e animação de equipas. Propostas de trabalho sobre situações práticas e sobre as problemáticas reais com que se confrontam os participantes.
e-Learning (20 Horas) Pedagogia ativa fazendo recurso a: exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum, visando desenvolver métodos úteis, conselhos práticos e instrumentos para reforçar a eficácia na coordenação e animação de equipas. Propostas de trabalho sobre situações práticas e sobre as problemáticas reais com que se confrontam os participantes.