A escrita é uma ferramenta essencial para a propagação do conhecimento bem como revela-se inevitável no dia-a-dia dos profissionais. É considerada uma forma de comunicação, um meio para atingir objetivos. Assim, este curso permite conhecer como estruturar o pensamento e o texto; o tipo de escrita a utilizar; as diferentes técnicas de argumentação bem como a apresentação do texto.
Destinatários
Todas as pessoas com responsabilidades na redação de relatórios, propostas, estudos, comunicações ou outros documentos profissionais.
Treinar a redação de relatórios, mensagens e outros documentos, para conseguir os seus objetivos através da escrita.
Itinerário Programático
ANALISAR A SITUAÇÃO, DEFINIR A ESTRATÉGIA E ORGANIZAR O PENSAMENTO
Analisar a situação, o contexto, o destinatário e definir a finalidade e objetivo do texto
Definição da estratégia e conceção de um plano coerente com a análise efetuada
Dispensável vs. Indispensável
SABER ESTRUTURAR UM TEXTO
Estruturação e objetividade da escrita
Os títulos e o objetivo
Classificação, coerência, articulação e hierarquização das ideias-chave
As sinteses, os resumos, o assunto e as apresentações
Conhecer e saber quando utilizar as diferentes estruturas de argumentação: à priori, à posteriori, ao contrário e metafórica
As regras de redação de textos curtos: o e-mail, a carta, a nota
As regras de redação de textos longos: o relatório, o artigo, o estudo
CONHECER E SABER APLICAR OS INDICADORES DE CONTROLO DE QUALIDADE DOS TEXTOS
Aplicar e respeitar as regras da legibilidade:
A estrutura de parágrafos, as frases e a escolha das palavras
O sistema de pontuação
O índice de confusão
Técnicas para reler, rever e corrigir o texto
DESENVOLVER O SEU ESTILO COMO REDATOR
Desbloquear a escrita
A pesquisa e a tomada de notas
Escrever imprimindo ritmo às frases
Como humanizar a informação
Factos, opiniões e convicções
Personalizar, ser positivo, utilizar uma linguagem assertiva
A informalidade: cuidados a ter
APRESENTAR OS SEUS TEXTOS
Utilizar a informação visual:
Os títulos, sumários, sínteses e resumos
Os princípios e fundamentos de uma apresentação eficaz
Metodologia
Presencial (14 Horas)
Pedagogia ativa baseada em trabalhos individuais e de grupo. Serão realizados um conjunto de exercícios de treino: jogos pedagógicos, estudo de casos, exercícios práticos de legibilidade e conceção de textos reais.
e-Learning (15 Horas)
Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum. Exercícios sobre a conceção de textos reais.