Gerir relações interpessoais em contexto laboral levanta algumas questões. A inteligência emocional passa pela capacidade de aceitar e
lidar com os seus sentimentos e dos outros, o que se revela uma mais valia no quotidiano laboral, permitindo ser aplicada na resolução de
conflitos, situações de desmotivação, gestão de equipas. Assim, este curso permite desenvolver a inteligência emocional para melhor gerir
os acontecimentos diários.
Destinatários
Gestores, chefias intermédias, coordenadores de equipas e todos os colaboradores para quem a gestão das emoções é crítica para o sucesso do seu trabalho.
Itinerário Programático
Conhecer os benefícios da Inteligência Emocional
Compreender o conceito de inteligência emocional e a sua importância
Analisar o impacto da inteligência emocional nas organizações
Compreender o funcionamento das diferentes competências emocionais
Compreender e identificar as competências da inteligência emocional
As competências pessoais
As competências sociais
Auto-conhecimento – o perfil de eficácia comportamental (pontos fortes e áreas a desenvolver)
Identificar situações profissionais em que é fundamental utilizar as competências da Inteligência Emocional
Lidar com a adversidade e a frustração
Lidar com os conflitos e com a crítica
Lidar com situações de desmotivação
Desenvolver as competências emocionais para facilitar o trabalho de equipa, o entendimento e a cooperação
Desenvolver autoconfiança e a auto-estima
Conseguir o auto-controlo
Desenvolver a motivação, a iniciativa e a vontade de ser bem sucedido
Reconhecer e interpretar a atuação dos outros, para melhor gerir as emoções nas nossas relações
Metodologia
Presencial (14 Hioras)
Pedagogia ativa e participativa, com realização de exercícios pedagógicos que permitem aos participantes vivenciar os conceitos e técnicas apresentadas. Entrega de um relatório individual, obtido através do preenchimento de um questionário de "Perfil Comportamental", num momento prévio à formação.
e-Learning (20 Horas)
Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios que permitem vivenciar os conceitos e técnicas apresentadas, trabalhos individuais e atividades de fórum. Entrega de um relatório individual, obtido através do preenchimento de um questionário de "Perfil Comportamental", num momento prévio à formação.