Contrariamente ao que muita gente pensa, ser eficiente não é trabalhar muitas horas e sim realizar aquilo a que se propôs com dedicação, mas menos esforço.
Para alcançar sucesso a nível profissional a maioria das condicionantes dependem de si. A experiência, trabalho árduo, dedicação, paixão e outros irão ditar a sua ascensão. E nada disto é inato, ou seja, há sempre técnicas e truques que se podem aprimorar e melhorar, para além do conhecimento que pode ir sempre adquirindo, nomeadamente no que concerne à eficiência. Saiba quais são algumas das dicas que pode utilizar a seu favor.
Organize o espaço de trabalho
Um espaço desorganizado e desarrumado só irá provocar mais caos. Dificuldade em encontrar o que pretende, dar um aspeto desmazelado, etc... organize não só a sua mesa de trabalho, como também qualquer outra ferramenta que utilize constantemente, como por exemplo o computador.
Tecnologia
Se optar por alguma certifique-se que a mesma o vai ajudar a planear ou desenvolver tarefas de maneira a que possa poupar tempo e seja eficaz.
Vida pessoal não entra
A não ser que seja algo grave ou de extrema urgência, a sua vida pessoal só serve para que haja falta de concentração, interrupções e, por conseguinte, uma baixa na produtividade.
Priorizar o dia
Liste as suas prioridades com antecedência, inclusive para o mês seguinte. Ter uma lista organizada com os objetivos só ajuda a agilizar trabalho e a motivar. Não obstante, crie um sistema de trabalho para ter alturas específicas para as tarefas, inclusive ler emails.
Estabelecer prazos
Só assim conseguirá alcançar as metas e tornar realistas as tarefas que se propõe realizar.
Pensar de manhã e trabalhar à tarde
Neste caso o que se pretende é que realize as tarefas mais detalhadas, minuciosas e isentas da participação alheia durante a manhã e durante a tarde que coloque em prática todas as que necessitam de partilha de informação com outros, uma vez que esta é a melhor altura para interagir com os outros.
Pare com o multitasking
Ao fazer várias coisas ao mesmo tempo pode ter a certeza que algo vai escapar e, provavelmente, até irá demorar mais tempo, nem que não seja a confirmar se efetivamente o que ficou feito ficou realmente bem feito. Faça uma tarefa de cada vez!
Comunicar adequadamente
Irá perder mais tempo se a sua linguagem for pobre ou ambígua por isso, aprimore o seu dialeto e tente ser direto e percetível naquilo que diz e na informação que quer passar.
Não comprometer o descanso
Toda a gente é assolapada com stress e cansaço. O tentar negar isto e continuar a trabalhar como se nada fosse só irá prejudicar e diminuir a produtividade. Renda-se ao descanso nas alturas devidas.
Pedir ajuda
Em alturas em que esteja mais sobrecarregado não hesite em pedir auxílio. Muitas das vezes essa ajuda, para além de conseguir completar a tarefa, poder-lhe-á dar uma outra visão para um problema.
Dizer não
Como é óbvio depende do que lhe peçam e a circunstância, mas nem sempre o que lhe solicitam tem mais prioridade do que está fazer.
Fonte: Sapo