Clique aqui
Peça-nos uma Proposta


Formação e pedagogia





Formação de Formadores Internos


750€ + IVA (Presencial)

175€ + IVA (eLearning)


Pré-Inscrição


Ref.: 31 - Formação de Formadores Internos









- Confirmo que li e aceito a Política de Privacidade



Pré-Inscrição


Descrição

Nos dias de hoje, as organizações cada vez mais denotam a importância de formar formadores internos. Os conhecimentos são transmitidos assim de colaborador para colaborador. No entanto, a transmissão deste conhecimento deve ser feita de forma eficaz, efetuando uma verdadeira aprendizagem. Assim, este curso permite que os futuros formadores sejam capazes de: dominar os princípios
fundamentais da pedagogia; seguir a estrutura completa de uma formação, desde o seu planeamento até à avaliação; utilizar técnicas eficazes de animação formativa; e gerir potenciais situações que possam acontecer durante uma formação.

Destinatários

Colaboradores com experiência comprovada, que necessitem de transpor o seu know-how internamente, através de sessões de formação.

Itinerário Programático

DOMINAR OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PEDAGOGIA DE ADULTOS
 
- Papel e perfil do formador – dinamizador
- Modalidades pedagógicas em formação de adultos
- Os processos de aprendizagem, a pedagogia de adultos e as regras pedagogia ativa
- Condicionantes grupais e individuais que influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento
 
PLANEAR, ORGANIZAR, ESTRUTURAR E AVALIAR UMA SEQUÊNCIA FORMATIVA
 
- Definir objetivos gerais e específicos de acordo com os vários domínios do saber
- Definir uma organização pedagógica: o itinerário, os patamares pedagógicos, a progressão pedagógica
- Elaborar um plano de sessão
- Conhecer, selecionar e utilizar os diferentes métodos pedagógicos
- A utilização adequada dos meios e suportes pedagógicos
- Avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem
 
APLICAR EFICAZMENTE AS TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO FORMATIVA
 
- Desenvolver a empatia na relação pedagógica
- Fomentar e gerir a participação do grupo
- Importância da expressão verbal e não verbal: a voz, os gestos e o olhar
- Treinar a escuta ativa e a reformulação
- Corrigir e reconhecer o contributo individual e do grupo
 
GERIR SITUAÇÕES DIFÍCEIS EM CONTEXTO FORMATIVO
 
- A dinâmica de grupos e os fenómenos de liderança em contexto formativo
- Lidar com os participantes difíceis
- Lidar afirmativamente com as objeções
- Utilização das técnicas de reformulação para gerir situações difíceis
- Adotar estratégias de moderação face a cenários de potencial conflito

Metodologia

Presencial
 
Pedagogia ativa, desenvolvida a partir da futura realidade formativa dos participantes, com exercícios em sub-grupos complementados com
reflexão e síntese teórica. Jogos pedagógicos, estudos de caso e simulações de sessões formativas.
 
Durante a formação, a par dos objetivos desenvolvidos, os participantes irão construindo uma pequena sessão formativa, na sua área de
intervenção. A autoscopia final será a animação de uma parte desta sessão.








atendimento telefónico e presencial |  avaliação de desempenho |  coaching e pnl |  comunicação e assertividade |  consultores |  consultoria de recursos humanos |  desenvolvimento pessoal |  formação |  formação de formadores |  formação e-learning |  gestão do tempo |  inteligência emocional |  liderança e gestão de equipas |  teambuilding |  técnicas de venda |