DOMINAR OS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA PEDAGOGIA DE ADULTOS
- Papel e perfil do formador – dinamizador
- Modalidades pedagógicas em formação de adultos
- Os processos de aprendizagem, a pedagogia de adultos e as regras pedagogia ativa
- Condicionantes grupais e individuais que influenciam a aprendizagem e o desenvolvimento
PLANEAR, ORGANIZAR, ESTRUTURAR E AVALIAR UMA SEQUÊNCIA FORMATIVA
- Definir objetivos gerais e específicos de acordo com os vários domínios do saber
- Definir uma organização pedagógica: o itinerário, os patamares pedagógicos, a progressão pedagógica
- Elaborar um plano de sessão
- Conhecer, selecionar e utilizar os diferentes métodos pedagógicos
- A utilização adequada dos meios e suportes pedagógicos
- Avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem
APLICAR EFICAZMENTE AS TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO FORMATIVA
- Desenvolver a empatia na relação pedagógica
- Fomentar e gerir a participação do grupo
- Importância da expressão verbal e não verbal: a voz, os gestos e o olhar
- Treinar a escuta ativa e a reformulação
- Corrigir e reconhecer o contributo individual e do grupo
GERIR SITUAÇÕES DIFÍCEIS EM CONTEXTO FORMATIVO
- A dinâmica de grupos e os fenómenos de liderança em contexto formativo
- Lidar com os participantes difíceis
- Lidar afirmativamente com as objeções
- Utilização das técnicas de reformulação para gerir situações difíceis
- Adotar estratégias de moderação face a cenários de potencial conflito