Definir o conceito e a missão de comunicação interna
- Identificar os fatores e os atores da comunicação interna
- Precisar o papel e as competências do responsável pela comunicação interna
- Diagnosticar as necessidades e definir os eixos de comunicação
Fazer uma análise interna
- Analisar as várias expectativas dos colaboradores face à empresa
- Comparar a política geral da empresa e a sua cultura face à política interna
- Analisar todos os suportes de comunicação que existem ou já existiram
Definir e organizar o plano de comunicação
- Identificação de todos os públicos-alvo
- Articular os objetivos, os indicadores, as mensagens e os meios da comunicação interna
- Selecionar, planificar as ações, elaborar o caderno de encargos das ações e acompanhar a sua realização
- Determinar os diferentes níveis de avaliação da comunicação
- Conceber a avaliação como uma ação de comunicação interna
Conhecer e definir as ferramentas para comunicar com eficiência
- Melhorar os dispositivos e os instrumentos de comunicação interna
- A utilização da comunicação verbal e não-verbal
- Integrar as novas tecnologias
- Orçamentar os recursos necessários
Avaliar e acompanhar
- Acompanhamento constante de todas as ações e
respetiva análise de resultados
- Comparação dos objetivos definidos face ao resultado
da ação correspondente
- Análise de comportamentos e reações face às ações aplicadas
- Reformulação de objetivos