Identificar os benefícios que um sitema de gestão de valiação do desempenho tem para os resultados da empresa
- A integração da gestão e avaliação do desempenho na gestão estratégica de recursos humanos
- O impacto da gestão e avaliação do desempenho para a organização e colaboradores
- A avaliação de desempenho como critério de despedimento por extinção do posto de trabalho
- Alterações ao Código do Trabalho e impactos da sua aplicação
- O desenvolvimento de uma cultura de desempenho e o impacto no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores e nos resultados
- O ciclo de gestão e avaliação do desempenho: objetivos, plano, comunicação, acompanhamento e avaliação
Construir um sistema de gestão e avaliação do desempenho
- Pressupostos e princípios orientadores de um sistema
de gestão e avaliação do desempenho:
• Estrutura organizacional
• Cultura, missão e valores
• Perfis funcionais e de competências
• Metodologia (top down, 270o; 360o; auto-avaliação)
• Critérios de avaliação
- Fatores críticos de sucesso do sistema de gestão e avaliação do desempenho:
• O processo
• Os intervenientes e responsabilidades
• Os instrumentos de monitorização e avaliação
• Os sistemas de processamento de informação
Gestão por objetivos – tipologia, princípios e metodologia:
• Objetivos corporativos, funcionais e comportamentais
• Alinhamento e desdobramento de objetivos
• Indicadores, métricas e acompanhamento de resultados
Identificar as etapas para implementar e operacionalizar um sitema de gestão e avaliação do desempenho
- Envolvimento, participação e validação da gestão
- Pilotar a mudança
- Campanha de divulgação
- A equipa de avaliadores
- Plano de formação para avaliadores e avaliados
- Assegurar um piloto – ano zero
- Auditar o piloto e efetuar as correções e ajustamentos
- Erros e resistências mais habituais na implementação do sistema
Dominar os instrumentos da gestão e avaliação do desempenho: Matriz de objetivos; entrevista de avaliação; avaliação de competências
- A fixação de objetivos: transposição para colaboradores e equipas e negociação e compromisso entre chefia e colaborador
- Dominar o referencial de competências e os critérios de avaliação
- Realizar e conduzir a entrevista de gestão e avaliação de desempenho
- Conhecer os impactos psicológicos do processo de avaliação