Compreender a missão e os instrumentos da GRH e integrá-los na função de gestão
- A evolução da função recursos humanos: da função
para as competências
- O gestor como suporte à seleção, retenção e
desenvolvimento do talento na sua equipa
- Os principais instrumentos da gestão de recursos humanos e o seu impacto nos resultados
Recrutar, saber atuar na entrevista de seleção e integrar os novos colaboradores
- Estabelecer um plano de recrutamento
- Identificar o perfil da pessoa a recrutar: a função e as competências
- Conhecer os meios de pesquisa para atrair os melhores
- A importância da entrevista de seleção para avaliação de potencial e tomada de decisão
- Saber atuar na entrevista de seleção: as regras e as questões proibidas
- O papel da chefia no acolhimento e integração dos novos colaboradores
Conhecer e respeira os principais asptos da legislação nas relações de trabalho
- Saber utilizar as convenções coletivas, o acordo
empresa e/ou o regulamento interno
- Os regimes de contratação
- O recurso ao trabalho temporário
- Horários, faltas, férias e horas extras
- Atuar num despedimento (informação a reunir,
instaurar um processo disciplinar)
Gerir as remunerações, as expetativas, as ambições e a mobilidade profissional
- Conhecer a política salarial da empresa
- Saber utilizar as grelhas salariais e a remuneração variável
- Compreender as regras de aumento salarial
- Acordar um aumento salarial alinhado com a política da organização
Integrar a avaliação, do desempenho e das competências nos processod de gestão
- Compreender a avaliação do desempenho como um instrumento crucial na gestão das pessoas e das equipas
- A entrevista de avaliação como um momento único de feedback, reconhecimento e motivação
- Saber realizar uma entrevista de avaliação de desempenho: a escuta, as perguntas, os perigos e as armadilhas.
Desenvolver as ompetências e motivar as equipas
- Conhecer as diferentes metodologias de desenvolvimento das competências
- Identificar os desvios de competências e as necessidades de formação
- Negociar os planos de desenvolvimento individuais
- Conhecer as regras da metodologia de coaching e treinar os colaboradores
- Atuar na avaliação da formação e do desenvolvimento