A importância do líder no desenvolvimento de competências dos colaboradores
- Identificar o papel da gestão como fator de suporte organizacional
- Identificar as vantagens da utilização de uma metodologia de coaching para o desenvolvimento das competências
Diagnosticar as necessidades de desenvolvimento de desenvolvimento de competências dos colaboradores e assegurar a implementação de ações
- Situar os colaboradores face à sua missão e ao seu desempenho
- Análise dos fatores que influenciam, de forma positiva ou negativa, a atualização de competências
- Fixar objetivos realistas e motivantes e pôr ênfase nos resultados
- Referenciar o grau de autonomia e de assunção de responsabilidades
- Adaptar os objetivos do coaching em termos de maturidade e competências
Gerir a motivação dos colaboradores
- Localizar os “tipos” e as diversas “estratégias” motivacionais
- Integrar nas atividades a estratégia de motivação dos colaboradores
Construir um plano de coaching
- Envolver o colaborador na elaboração do Plano Individual de Desenvolvimento Profissional (PIDP)
- Referenciar em conjunto a natureza das dificuldades encontradas
- Definir os objetivos e as ações: criar foco no futuro e alinhar as estratégias de ação
Preparar e acompanhar cada colaborador no seu desempenho
- Como dar feedback: os pontos fortes e os pontos a melhorar
- Ajudar à resolução de problemas para aumentar a autoconfiança
- Programar-se para o sucesso: a utilização da imagética
- As diversas formas de coaching
Acompanhar os planos e fazer o balanço formal dos sucessos e insucessos
- Como conduzir os momentos de treino: os papéis de cada um
- Saber escutar e levar o colaborador a falar
- Escuta, perguntas, reformulação e consequências