Compreender o conflito
- Reconhecer os diferentes tipos de conflito
- A dinâmica do conflito nas organizações: o papel da
diversidade e consequências da gestão ineficaz dos
episódios de conflito
Identificar as diferentes estratégias individuais perante o conflito
- Identificar as caraterísticas dos estilos: autodiagnóstico do estilo de gestão de conflitos
- Distinguir as intenções táticas e estratégias de aplicação diferenciadas
- Assegurar formas de potenciar competências de gestão
de conflitos: flexibilidade, inteligência emocional, liderança, motivação
Desenvolvimento do modelo de negociação como modelo de gestão de conflitos
- Estabelecimento e desenvolvimento de estratégias e táticas de negociação por forma a conseguir vantagens mútuas
- Aplicação do processo de negociação a casos concretos
Aplicar o modelo de conflito à gestão de grupos e equipas de trabalho
- Conhecer os fatores potenciadores dos conflitos: valores, emoções e comportamento político (relações de poder)
- Desenvolver estratégias de gestão de conflitos com os pares: conceção de uma metodologia de resolução dos conflitos com o cliente interno
- Desenvolver estratégias de gestão de conflitos com as chefias: formulação de formas de resolução de conflitos com as chefias – definição de expetativas
Elaboração de um plano de ação
- Definição de um compromisso de ação
- Controlar os malefícios e potenciar os resultados positivos