Desenvolvimento da eficácia pessoal
Competências Chave para Administrativos
525€ + IVA (Presencial)
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Ref.: 15 - Competências Chave para Administrativos
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Descrição
Destinatários
Itinerário Programático
Metodologia
Descrição
O papel administrativo é parte integrante e essencial no funcionamento de uma organização. Desenvolver eficazmente esta função exige um leque de competências. Assim, este curso irá ajudar a desenvolver determinadas competências, de forma a melhorar o desempenho individual no trabalho administrativo e aumentar a produtividade.
Destinatários
Colaboradores que desempenham funções administrativas e que necessitam de desenvolver as competências essenciais para o cumprimento da missão.
Itinerário Programático
Compreender a sua missão e o impacto do trabalho administrativo na resposta global da organização
- Clarificar a missão dos serviços administrativos, os respetivos objetivos e as principais atividades – técnicas de apoio e de interface organizacional
- Identificar o perfil do colaborador dos serviços administrativos
Promover a orientação para o cliente interno e externo
- O primado do cliente no mercado atual
- Avaliar o impacto da relação com o cliente na melhoria da qualidade e da competitividade
- Reconhecer a importância da implementação de uma cultura de cliente/fornecedor interno nos serviços administrativos
Desenvolver uma postura profissional, melhorar o desempenho individual e aumentar a produtividade
- A relação entre esforço e resultados – as razões da ineficácia
- Ganhar eficácia trabalhando com base em prioridades
- As técnicas para uma melhor organização do trabalho e uma eficaz gestão do tempo
- Identificar onde concentramos a nossa energia – o foco pró-ativo e o foco reativo
Praticar uma comunicação eficaz e um relacionamento interpessoal positivo
- Compreender os processos da comunicação e do relacionamento interpessoal e identificar os seus fatores de sucesso
- Comunicar de forma objetiva e eficaz e saber transmitir mensagens com precisão, evitando as situações conflituosas
- Saber negociar em função das prioridades das solicitações
Dominar as regras de utilização do telefone e dominar as regras de utilização do telefone
- Praticar uma comunicação telefónica eficaz
- Saber acolher, encaminhar, registar um recado, esclarecer, perguntar e encontrar soluções através do telefone
- Otimizar a comunicação e cuidar da voz e da palavra como um instrumento de trabalho
Saber redigir textos profissionais eficazes
- Desenvolver capacidades de redação de vários documentos
- Redigir para desencadear ação
- Dominar as principais regras de construção de um texto profissional
- Conhecer os indicadores de controlo de qualidade dos textos redigidos e saber como os utilizar
Metodologia
Pedagogia ativa baseada em exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em grupo e momentos de reflexão com base no quotidiano dos participantes.