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Desenvolvimento da eficácia comunicacional





Comunicação Assertiva



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Ref.: 10 - Comunicação Assertiva









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Descrição

A assertividade é reconhecida como uma competência social, a capacidade de expressar honestamente as ideias que se pretende, ter a coragem de dizer sim ou não, quando é necessário. É uma capacidade que pode ser treinada, favorecendo o nível pessoal e profissional. Para se ser um bom comunicador deve-se ter presente a assertividade no momento de expor as ideias pretendidas. Assim, este curso permite compreender o impacto da comunicação no relacionamento com os outros e a sua importância na negociação do dia-a-dia.

Destinatários

Profissionais que desejam melhorar a sua competência na comunicação e no relacionamento com os outros.

Itinerário Programático

Conhecer os processos de comunicação e o seu impacto no relacionamento humano 
 
A mensagem, o efeito e o processo de influência
  • Comunicação / comportamento um ato de escolha estratégica
  • As opiniões, julgamentos e representações de nós e dos outros 
Conhecer as suas atitudes comunicacionais na relação com os outros  
  • Identificar o seu perfil comunicacional
  • Identificar as expressões de atitudes eficazes e ineficazes e as suas consequências
 Utilizar técnicas de afirmação pessoal 
  • Saber escutar, questionar e utilizar a reformulação
  • Estimular o sentimento de cooperação
 Como lidar com comportamentos dificultadores da comunicação e do entendimento
  • Os sentimentos de defesa e ataque e as suas consequências nas relações interpessoais
  • Saber lidar com os comportamentos passivos, agressivos e manipuladores
  • Preparar-se para um diálogo difícil, utilizando o método DESC de Bower
  • Desenvolver uma postura construtiva nas relações de trabalho: abertura, disponibilidade e tolerância 
Saber Utilizar a negociação quotidiana e o comportamento realista para gerir os conflitos 
  • Promover uma plataforma negocial para gerir as situações difíceis
  • Potenciar uma atitude afirmativa nos outros para facilitar a negociação
  • Assegurar a mediação e treinar a construção de soluções negociadas

Metodologia

Presencial (21 Horas)
 
Pedagogia ativa fazendo recurso exercícios de autodiagnóstico, filme pedagógico, trabalhos individuais e em grupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.
 
e-Learning (20 Horas) | b-Learning (14 Horas)
 
Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum. | Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em subgrupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.








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