Desenvolvimento da eficácia comunicacional
Comunicação Assertiva
Pré-Inscrição
Ref.: 10 - Comunicação Assertiva
Pré-Inscrição
Descrição
Destinatários
Itinerário Programático
Metodologia
Descrição
A assertividade é reconhecida como uma competência social, a capacidade de expressar honestamente as ideias que se pretende, ter a coragem de dizer sim ou não, quando é necessário. É uma capacidade que pode ser treinada, favorecendo o nível pessoal e profissional. Para se ser um bom comunicador deve-se ter presente a assertividade no momento de expor as ideias pretendidas. Assim, este curso permite compreender o impacto da comunicação no relacionamento com os outros e a sua importância na negociação do dia-a-dia.
Destinatários
Profissionais que desejam melhorar a sua competência na comunicação e no relacionamento com os outros.
Itinerário Programático
Conhecer os processos de comunicação e o seu impacto no relacionamento humano
A mensagem, o efeito e o processo de influência
- Comunicação / comportamento um ato de escolha estratégica
- As opiniões, julgamentos e representações de nós e dos outros
Conhecer as suas atitudes comunicacionais na relação com os outros
- Identificar o seu perfil comunicacional
- Identificar as expressões de atitudes eficazes e ineficazes e as suas consequências
Utilizar técnicas de afirmação pessoal
- Saber escutar, questionar e utilizar a reformulação
- Estimular o sentimento de cooperação
Como lidar com comportamentos dificultadores da comunicação e do entendimento
- Os sentimentos de defesa e ataque e as suas consequências nas relações interpessoais
- Saber lidar com os comportamentos passivos, agressivos e manipuladores
- Preparar-se para um diálogo difícil, utilizando o método DESC de Bower
- Desenvolver uma postura construtiva nas relações de trabalho: abertura, disponibilidade e tolerância
Saber Utilizar a negociação quotidiana e o comportamento realista para gerir os conflitos
- Promover uma plataforma negocial para gerir as situações difíceis
- Potenciar uma atitude afirmativa nos outros para facilitar a negociação
- Assegurar a mediação e treinar a construção de soluções negociadas
Metodologia
Presencial (21 Horas)
Pedagogia ativa fazendo recurso exercícios de autodiagnóstico, filme pedagógico, trabalhos individuais e em grupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.
e-Learning (20 Horas) | b-Learning (14 Horas)
Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e atividades de fórum. | Pedagogia ativa fazendo recurso a exercícios de autodiagnóstico, trabalhos individuais e em subgrupo, estudos de caso e simulações de situações do quotidiano profissional.